E SE VOCÊ ACEITASSE A JESUS EM 1950, COMO SERIA?


Imagine que você está em 1950 e aceita a Jesus numa igreja evangélica. Como novo-convertido você está alegre e feliz por sentir a presença de Deus, ser curado, liberto. Mas daí a algum tempo que você já está firme, algum irmão do ministério, ou mesmo um simples membro da igreja, senta-se ao seu lado, e diz:

"-Irmão, você ainda bebe refrigerantes? Olha agora nós somos nova criatura...
...devemos ser santos, como santo é o nosso Deus...tudo nos é lícito mas nem tudo convém...
...lembre-se que nós somos sal da terra e luz do mundo..."

E o mesmo argumento ele repete para se abster de shampoo, perfume, sabonete, sandálias, e o uso obrigatório do chapéu. Doutrina rígida das igrejas naquela época! A não adaptação a estes requisitos impediam o batismo nas águas, e para os membros, suspensão e exclusão.

E você se pergunta:

"-Meu Deus, mas o que tem a ver o refrigerante, o shampoo, o perfume, sabonete, e outros, com
o fato de ser nova criatura?!...Eu uso todas essas coisas e não vejo nenhuma condenação!!!"

Para aquela época essas coisas tinham tanto a ver, como hoje ainda tem a bermuda, a camiseta, a mulher usar calça, brincos, pulseiras, para algumas igrejas. Podem ser minoria, mas uma enorme minoria que atinge principalmente cidades do interior. Hoje seria ridículo dizer que refrigerante é pecado até mesmo entre os mais legalistas. Muitos sequer sabem que esta doutrina existiu. Teria Deus mudado de idéia e liberado os 'refri'?! A Palavra de Deus mudou?! Ou os preceitos dos homens não resistiram ao tempo???

Hoje, se um cristão usar uma bermuda decente, ou uma mulher cristã usar uma calça-comprida decente, os tais são vistos por alguns como "crentes fracos". Mas os crentes que não usam bermuda, mas falam mentiras, caluniam o próximo, esses não são vistos como fracos. Mentiras, calúnias, fofocas, são pecados mais perdoados do que desrespeitar as leis da igreja. Disciplina-se mais por quebra de estatuto interno do que por desobediência a Palavra de Deus. Há uma diferença muito grande entre ser cristão e viver uma vida religiosa. Ser religioso é andar na posição da regra dogmática, é viver para agradar aos homens. Ser cristão é viver uma vida no caráter de Cristo.
Uma igreja que diz "Só a Escritura - Sola Scriptura", não pode disciplinar pessoas em função de "doutrinas" que daqui a 20 ou 30 anos se tornam obsoletas. Não pode por anos a fio intimidar milhares de pessoas a não usarem camisas de manga curta (até o cutovelo), exigindo mangas nos pulsos, e simplesmente depois de algumas décadas, vermos obreiros e pastores usando o que proibiam, condenavam, excluiam. E uma das formas de intimidação que acho mais covardes são os contos de porta de igreja.

"-Olha, teve uma irmã que usou shampoo e o cabelo caiu todo...
...viu como é pecado...a mão de Deus pesou..."

Imagino como a mão de Deus será pesada sobre as pessoas que inventam estas historietas ainda hoje com relação a outras doutrinas, que também terão seu fim daqui a alguns anos. E é incrível como estas historinhas tem aceitação entre o povão, que nem ao menos procuram saber se é verdade, se há constatação de fatos. E mesmo que algumas sejam verdadeiras, isso não embasa dogmas, como se tivéssemos que seguir a Cristo por medo, retaliação, e não por amor, por novo nascimento.

Que o nosso amado povo evangélico venha a ler mais a Palavra de Deus e vivê-la.

"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar". (Mateus 23:13)

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

2 comentários:

  1. Impressionante como as igrejas mudaram não somente no Brasil mas em várias partes do Mundo ao longo dos últimos 60 anos!
    Fico pensando como serão as igrejas da teologia da prosperidade daqui a 20 ou 30 anos e como elas serão reconhecidas pelas outras igrejas! Há setores dentro de algumas denominações históricas e até pentecostais que aos poucos estão introduzindo em seus cultos o modo de ser da Universal, Internacional & Mundial !!!

    ResponderExcluir
  2. Um fator a ser obsevado quanto a vestimenta masculina na mulher, que ainda hoje perdura em algumas igrejas,é que, desde os primórdios dessa arcaica doutrina,só é observado roupa masculina na mulher quando ela usa calça comprida, entretanto o blazer que é legitimamente masculino as igrejas conservadoras acha normal. Nesse caso a doutrina só é contra da cintura para baixo. Para cima não é roupa masculina.
    É bom também que esses conservadores observem a diferença entre a calça comprida masculina e a feminina. A primeira tem flash para facilitar o homem urinar, a segunda, para a mulher baixar ou vestir a calça com facilidade. Mesmo assim Jesus ama o que não usa, por obediência a preceitos humanos e ao que usa por saber que em nada disso desagrada a Deus.

    ResponderExcluir