Irmãos com dons de visão e revelação - Reunião de Profetas ou Oráculo Vicioso?!

Não é de hoje que uma grande leva de evangélicos gosta de ouvir "profecias" e "revelações" de quem tem os chamados dons espirituais. São irmãs e irmãos da igreja que tem uma vida mais consagrada, oram, jejuam, enfim, fazem o que na verdade todo cristão deveria fazer. Desde que o movimento pentecostal iniciou, sempre há aqueles que se destacam por entregarem revelações surpreendentes. E muitos irmãos, admirados com estes sinais, se transformam em seguidores de alguns destes "profetas", que geralmente dirigem consagrações, vigílias, e alguns cultos de avivamento. Daí inicia uma quase idolatria pelo "irmão fulano", que é um instrumento de Deus.

As pessoas já tem, independente da religião, uma certa curiosidade por saber o futuro, ou o que está em oculto. Supostos líderes espirituais são procurados no mundo inteiro, por mulheres que querem saber se o marido tem alguma amante, ou vice-versa. E no meio evangélico, paralelo aos raciocínios sobre espiritualidade, esta prática quase que não escapa, só que de diferente modo. Algumas irmãs, consideradas "vasos" da igreja, são procuradas para saber se um relacionamento "é de Deus". Ter um namoro aprovado por uma visão, revelação, ou profecia, é um passo para o casamento. Mesmo que a irmã/irmão que orou tenha visto apenas um par de alianças na visão.

Para muitos isso não é problema, pois a pessoa está querendo saber "de Deus" se o namoro é aprovado. O fator preocupante não é o da pessoa ir em uma reunião de oração, mas o de sua vida se resumir a ter respostas destas "revelações", ao invés de ter uma vida de compromisso com o Evangelho. A longo prazo, as decepções com as profecias vão abalando a fé, levando a um desvio total da igreja. Pode acreditar, isso acontece demais! Na verdade, antes de se desviar da igreja, a muito tempo a pessoa já havia se afastado de seus compromissos com Deus. Ter uma vida de caráter, de oração, de fé, de evangelismo, é totalmente esquecida e passa a se viver atrás de irmãos de oração. A pessoa mente, trapaceia, engana, usa de má fé, e depois vai na casa do profeta ver 'se Deus fala alguma coisa', uma palavra de vitória, mediante o "grave problema" que ele está passando.

Não são todos, mas se procurar saber com mais detalhes, os "graves problemas" de muitas destas pessoas são um funcionário que o colocou na justiça trabalhista, a amante que engravidou, cobranças de um carro zero quilômetro que ele achou que poderia comprar para ostentar aparências, etc. Logo, os profetas são procurados para ele se safar de uma 'sinuca de bico' que se enfiou. Sem falar na dupla personalidade vivida por este tipo de gente. Ao procurar a casa do profeta, ou a reunião de oração, o comportamento é um. Humilde, sério, com um ar mais grave, coloca-se na posição de um pobre coitado que quer uma oração. Fora dali, nada disso existe. Atitudes de arrogância e comportamento mundano, não se coadunam com a vida de quem realmente busca a Deus. E muitas vezes o profeta, para ver a pessoa um pouco mais feliz e esperançosa, solta a conhecida frase: "Deus vai te dar vitória!" 

Não desprezo os irmãos que tem dons. Sou pentecostal, e não somente creio, como já vi muitas revelações se cumprirem à risca! Assim bem como já vi muita coisa absurda, profetadas, e muita coisa não se cumprir nem uma letra do que foi profetizado. É preciso ter muito cuidado. Em Marcos 16:15, no conhecido "Ide" do Senhor Jesus, a palavra nos diz que "estes sinais seguirão os que creem" e não os que creem seguirão os sinais! Hoje inverteram os papéis, e um monte de crente vive correndo atrás de profetas. E o perigo surge quando esta procura se torna viciosa. O irmão ou irmã que tem dons, muitas vezes até é usado por Deus, mas por se sentir na obrigação de dizer alguma coisa para quem pede um clamor, acaba soltando um monte de besteiras de sua própria cabeça.

Criou-se no meio cristão uma espécie de "espiritismo evangélico". É bem mais fácil procurar os irmãos de oração nos momentos difíceis, do que ter uma vida de consagração e compromisso com Deus. É bem mais cômodo querer saber as coisas pelos outros, do que ter intimidade com Deus. E o resultado deste comportamento é uma tremenda confusão de revelações. São mais pessoas "usando Deus" do que sendo usadas por Deus. Sem falar na apostasia (abandono da fé) quando surge o escândalo. Descobre-se, depois de algum tempo, que o profeta estava em adultério a anos, e entregava "recados de Deus" a torto e a direita. Infelizmente a igreja não consegue ter um controle sobre muitos destes grupos que crescem sem submissão pastoral. Não gostam de estudos bíblicos, não gostam da presença do pastor, e quando o líder está presente, as pregações e testemunhos não tem o mesmo conteúdo.

Por mais que um uma pessoa lhe entregue mil revelações e todas elas se cumpram! Mesmo que esta pessoa ore e paralíticos andem, mortos ressucitem, esta pessoa não deixará de ser um "ser humano", capaz de errar, pecar, falhar, como qualquer um outro. Isso é mostrado na vida de Pedro, um dos discípulos de Jesus:

"Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus". (Mateus 16:13-16)

E nesta mesma passagem que tem por título "A confissão de Pedro", veja o que aconteceu logo após Pedro ter recebido este elogio:

"Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse. E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens". (Mateus 16:21-23)

Será errado pedir orações a pessoas que tem dons? Claro que não! Desde que tudo seja feito com moderação, e as sua credibilidade em tudo isso não só tenha respaldo bíblico, como bons conselhos de seu pastor, e uma vida de consagração a Deus. Se o propósito do seu coração é verdadeiramente obter uma resposta divina, fique tranquilo. O Senhor já ouviu a sua oração, e com certeza a sua resposta virá. Só não deixe a emoção, a ansiedade em demasia, transformar essa sua busca em uma peregrinação por casas de pessoas que uma hora podem te entregar algo de Deus, e em outra, te dizer coisas que te trarão enormes prejuízos. Tomar decisões precipitadas, mudar a diretriz de sua vida, embasado em profecias e revelações, é dar um tiro no escuro, é ter 99,9% de chance de ter grandes e amargas decepções. Quanto aos profetas e irmãos que tem dons, eles são uma bênção. Ore por eles. Converse sempre com seu pastor, pois ele tem bem mais experiência que estas pessoas. A sua fé tem que estar firmada na Rocha Eterna que é Cristo!

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7:22)

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo". (1º João 4:1)

"Errais, não conhecendo as Escrituras, e nem o poder de Deus". (Marcos 12:24)

"Examinais as Escrituras....säo elas que de mim testificam". (João 5:39)

"Lâmpada para os meus pés é Tua palavra, e luz para o meu caminho". (Salmo 119:105)

LEIA O ARTIGO "COMO SABER SE UMA PROFECIA, VISÃO, REVELAÇÃO, VEM DE DEUS?" CLIQUE AQUI. UM EXCELENTE TEXTO SOBRE ESTE ASSUNTO!!!

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

0 comentários:

Postar um comentário